Páginas

ㅤㅤ

sábado, 15 de setembro de 2012

Eversion


Embora pareça ser um jogo fofo e bonitinho a primeira vista, Eversion tem muito a esconder... com seu protagonista com cara de florzinha, visual e jogabilidade parecidos com Super Mario Bros, quem suspeitaria que esse jogo foi feito com base em uma das frases de H. P. Lovecraft? Pois é...

 “sounds – possibly musical – heard in the night from other worlds or realms of being.”


No jogo, você está no comando de Zee Tee, a criaturinha laranja em formato de flor. Seu objetivo é resgatar a princesa Peach Nehema, e para isso é preciso coletar diversos diamantes ao longo do caminho. Nunca nos é revelado como exatamente  a princesa acabou sendo raptada, tampouco quem (ou o que) o fez.

A característica mais marcante do jogo, e o que dá nome ao mesmo, é a capacidade que Zee Tee possui de alterar a realidade do mundo a sua volta. Para progredir, é preciso encontrar o exato ponto no cenário onde é possível usar a função "evert" (tecla X) e assim abrir caminho pelos diversos obstáculos que surgem no decorrer da aventura. Por exemplo: numa certa realidade, há nuvens sobre um buraco cheio de espinhos. Você precisa passar por lá, mas a distância é muito grande para um salto, então você teria de "pisar" nas nuvens. Próximo a você há um ponto onde é possível usar a habilidade "evert", então você é transportado para uma realidade na qual as nuvens passam a ser sólidas, e assim por diante. Só que, ao mesmo tempo em que isso pode te ajudar, pode atrapalhar também. Haverá momentos em que um objeto antes inofensivo passará a ser fatal em uma nova realidade. Então, fique atento.

PORÉM, há mais um pequeno probleminha: a cada vez que a função "evert" é acionada, Zee Tee é transportado para uma realidade mais sinistra. A vegetação seca, a terra se torna estéril, os inimigos mudam sua aparência e sua forma de agir ficará mais agressiva. Isso acarreta uma descida em espiral até o ponto onde o cenário pode ser descrido mais precisamente como a concepção que temos do "inferno". Mas, sabendo que é  um jogo inspirado por Lovecraft, será que é realmente a realidade que se altera, ou nosso personagem é quem está se tornando gradualmente insano?


A quantidade de diamantes que você obtém tem total influência no final do jogo. São duas alternativas e, caso você não consiga todas as joias, estará fadado a sofrer as consequências. Para conseguir o final "bom" e verdadeiro do jogo, não deixe escapar um único diamante sequer!

Neste parágrafo eu irei dizer qual é a grande diferença entre os dois finais, então se não quiser spoilers... NÃO LEIA! Caham, continuando... em ambos os finais a princesa revela ser um monstro. A grande diferença é que, caso você deixe algum diamante para trás, ela irá simplesmente te devorar e pronto, game over. Agora, se você conseguir todos, você também irá virar um monstro e os dois viverão felizes para sempre! Tenso... mas ainda assim acho romântico.

Se você quiser ver esse final, mas não conseguir pegar todos os diamantes de jeito nenhum (como eu, por causa daquela maldita fumaça vermelha que me persegue), eu deixarei aqui um vídeo com ele (vejam só como sou boazinha). Obviamente, spoilers. Veja depois que jogar:


Foi acrescentada a seguinte especulação por alguns fãs: talvez a aparência original de Zee Tee fosse justamente a que aparece no final verdadeiro, porém por algum motivo ele acabou se tornando aquela criaturinha cor de laranja. Nesse caso, o real propósito de coletar os diamantes seria retomar a sua verdadeira forma e poder finalmente ficar junto da princesa - cuja aparência verdadeira também seria monstruosa.


Eversion pode ser baixado gratuitamente aqui. Há também a versão em HD, que é paga.

Mas, e você, o que acha? Tem alguma especulação diferente que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...