Páginas

ㅤㅤ

domingo, 16 de setembro de 2012

Puella Magi Madoka ☆ Magica

 
Hoje vou falar sobre um anime bastante peculiar, e desconhecido por aqui: Puella Magi Madoka Magica, que promete ser uma "desconstrução do gênero Mahou Shoujo". Quer saber o que isso significa? Continue lendo, e cuidado para não pisar acidentalmente numa Barreira...


Você deve estar pensando, como muitos outros: "Que nome é esse, Madoka Magica? E essas garotinhas todas coloridas? Deve ser só mais um Sakura Card Captor da vida!"

Engana-se. Como disse antes, Madoka Magica se propôs a ser uma "desconstrução do gênero Mahou Shoujo", mas o quê isso significa? Mahou Shoujo, para quem não está familiarizado com o meio, é o popular gênero de animes sobre garotas mágicas, cujas características principais incluem um enredo alegre e descontraído, muitas vezes também alguns traços de comédia, destinados principalmente ao público feminino. Ah, e não podemos nos esquecer dos mascotes, aqueles animaizinhos mágicos e companheiros, que geralmente são os que apresentam o mundo da magia às garotas escolhidas!

Agora, o que seria exatamente uma desconstrução disso? Tragédia, desespero e uma pitada de terror psicológico? Em Madoka Magica, as garotas são jogadas de cara num mundo onde não existe nada de felizes para sempre, boas intenções não são recompensadas, e um ato de amor pode ser sua própria sentença de morte. Para ter um desejo realizado, elas terão de pagar um preço muito mais alto do que imaginam... e, no meio disso tudo, uma amizade verdadeira luta para sobreviver.

O anime nos apresenta cinco Puella Magi (o termo usado para se referir às garotas mágicas desta franquia) que são, da esquerda para a direita: Mami Tomoe, Sayaka Miki, Madoka Kaname, Kyouko Sakura e Homura Akemi.


Por ter uma história bastante complexa e cheia de referências obscuras, Madoka Magica gerou uma quantidade absurda de especulações entre os fãs. Seja sobre o passado das personagens, as reais motivações de seus atos, ou o que for, sempre haverá fãs dispostos a discutir sobre o assunto. Mesmo agora, que a temporada do anime já foi completa, ainda pairam muitas dúvidas no ar.

Alguns elementos principais do anime receberam fortes influências do conto alemão Fausto, de Goethe. Em suma, trata-se sobre um pacto com o demônio Mefistófeles realizado pelo homem das ciências, Dr. Fausto. Há uma analogia entre três personagens da obra com relação ao anime, sendo estes mais precisamente Fausto, Mefistófeles e Margaret (amante de Fausto). Eu não direi exatamente quais são seus correspondentes em Madoka Magica para não dar spoilers, mas creio que não será difícil para quem assistir fazer uma dedução do que eu quero dizer. Caso queira saber mais sobre o conto Fausto, clique aqui.

Agora, vamos a um resumo do enredo de Puella Magi Madoka Magica:

A história se passa na cidade de Mitakihara, no Japão, onde vive Madoka Kaname. Uma garota doce e inocente, que na noite anterior teve um estranho sonho no qual uma garota misteriosa luta contra uma espécie de monstro enorme, e parece estar tendo sérias dificuldades para derrotá-lo. Ao mesmo tempo, no sonho, um estranho ser oferece a ela a oportunidade de mudar esse cruel destino, dizendo que basta para isso formar um "contrato" com ele. Nessa hora, Madoka acorda e segue sua rotina para mais um dia de aula, junto de sua amiga  Sayaka. Miki. Nada de extraordinário parece estar prestes a contecer, quando uma nova aluna é transferida para sua classe: Akemi Homura.

Para o espanto de Madoka, ela é idêntica à garota do sonho, e age como se já a  conhecesse, intrigando-a ainda mais. Depois da aula, quando Madoka e Sayaka resolvem sair juntas, a primeira ouve um chamado de ajuda e, estranhamente, ninguém além dela parece ser capaz de ouvi-lo. Indo a seu encontro, ela se depara com a criatura de seu sonho, ferida e clamando por socorro. Ela acolhe o animalzinho, mesmo estando assustada pelo fato deste poder falar como um ser humano. Homura parece estar perseguindo a criaturinha por algum motivo, mas com a ajuda de Sayaka elas conseguem despistá-la. Nisso, elas se vêem presas em uma realidade alternativa, onde são atacadas por criaturas bizarras. Para sua sorte, elas são salvas por Tomoe Mami, a primeira Puella Magi a se apresentar oficialmente.
Ela explica que ambas adentraram uma "Barreira", o domínio de uma Bruxa. Mas não uma bruxa como as que conhecemos popularmente, e sim um monstro disforme cujo único propósito é semear o caos pelo mundo. As criaturinhas menores que as atacaram eram seus Familiares, aqueles cujo dever é proteger a Barreira de intrusos. A missão de uma Puella Magi é justamente caçar e destruir essas Bruxas, em troca de terem um desejo de sua escolha realizado no momento do contrato. Mami também identifica o animalzinho que ambas acabaram de salvar como Kyubey, um amigo, e este oferece a elas a mesma proposta do sonho de Madoka: "Faça um contrato comigo, e torne-se uma garota mágica!"

Isso resume as informações passadas no primeiro episódio. Entrar em maiores detalhes poderá estragar a experiência de vocês, então nada mais a falar sobre o enredo!

Para finalizar, quando você for assistir Puella Magi Madoka Magica, não pare só porque os dois primeiros episódios foram "alegrinhos demais" e "eu estou sendo mentirosa em tudo isso que escrevi", como muita gente fez. Tenha paciência, pois é a partir do terceiro episódio que as coisas começam a esquentar (pobre Mami, ela que o diga). No total, a franquia Puella Magi tem um anime com 12 episódios, mais uma adaptação em mangá e dois mangás spin-offs, fora a trilogia de filmes que serão lançados em breve. Também existe um game para PSP (Madoka Magica Portable), um para celular (Madoka Magica Mobage) e logo teremos Madoka Magica Online. Para acessar a Puella Magi Wiki, que tem todas as informações que você possa imaginar sobre o assunto, clique aqui. Acesse também o site oficial, disponível somente em Inglês e Japonês.

Fiquem com a música de encerramento: Magia, pela banda Kalafina!


"When I used to like books about strange lands Illuminated by captive suns, 
I believed the fairy tales that taught us that wishes would surely come true."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...