Páginas

ㅤㅤ

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Símbolos e seus Significados

Nós vemos diversos símbolos todos os dias, mas ainda assim muitos desconhecem seus significados reais. Alguns chegam até a sofrer "preconceito", como é o caso do pentagrama comum ou da suástica, quase sempre confundidos com algo satânico (sim, existem símbolos satânicos, mas não é o caso destes). Eu tive a ideia de fazer este post com alguns dos símbolos mais conhecidos, a fim de tentar deixar claro o que realmente querem dizer.



Ankh: bastante usada pela subcultura gótica, essa cruz egípcia parece ter um "laço" substituindo sua extremidade superior. Era bastante utilizada para representar a vida após a morte. Muitos a relacionam aos vampiros, justamente por sua principal característica ser a imortalidade. Ele quase não sofreu variações em seu significado ao longo do tempo.




Suástica: antes de ser utilizada para representar o Nazismo, a suástica também foi utilizada em quase todas as culturas para representar diversos aspectos positivos, como os quatro pontos cardeais, o infinito e a perfeição cósmica. Ela foi adotada pelo Nazismo por ser um símbolo valorizado como talismã também pela raça Ariana, uma raça de guerreiros que acreditava que seu uso traria vitória nas batalhas.


Pentagrama: este símbolo é tão antigo, que sua origem é desconhecida. Para os Pitagóricos, significava saúde e conhecimento. Suas pontas são a soma dos números 2 (feminino) e 3 (masculino), além de simbolizarem os cinco elementos (terra, água, fogo, ar e espírito). Sua forma se assemelha à de um corpo humano (pernas e braços abertos). Na Idade Média era um símbolo de verdade e proteção contra demônios.


Pentagrama invertido: assim como a imagem, seus significados também são invertidos. Suas pontas invertidas formam a cabeça de Baphomet (orelhas, focinho e chifres), o símbolo oficial do Satanismo. Ele era utilizado por satanistas medievais em suas cerimônias, o inverso do cristianismo e uma rebelião contra o mesmo. Ele foi colocado aqui para que pudessem ser notadas as diferenças do pentagrama comum.


Yin e Yang: segundo a filosofia chinesa, Yin e Yang é a representação dos opostos que se complementam: masculino e feminino, luz e sombra, bem e mal, etc. É o princípio da dualidade, onde o positivo não pode existir sem o negativo e vice-versa. Segundo essa filosofia, para se ter um corpo saudável é preciso estar em equilíbrio entre os dois pólos.


Hexagrama ou Estrela de Davi: seu desenho é formado por dois triângulos entrelaçados. A ponta superior representa a lança (símbolo masculino) e a inferior representa o cálice (símbolo feminino). De forma parecida com Yin e Yang, é um jeito de simbolizar o dualismo. Também foi adotado como símbolo da religião judaica. Transmite o equilíbrio.


Ohm: é a sílaba indiana que simboliza o mantra (som sagrado) emanado pelo universo. É o símbolo da eternidade. Não tem uma tradução específica, mas devido ao seu significado é considerado o "Corpo de Deus". Ohm seria a origem de todo verbo. Todo o universo procede de Ohm, conserva-se e nele se dissolve.


Cruz: ao contrário do que muitos pensam, a cruz não é unicamente um símbolo cristão, uma vez que era utilizada por vários povos pagãos muito mais antigos. Assim como o pentagrama, é uma forma de reprsentar o corpo humano. É formada por um traço horizontal e outro vertical, simbolizando a união dos opostos. A partir daí surge seu principal significado, que é o do choque de universos diferentes e o crescimento a partir de então.


Cruz invertida: também é conhecida como a Cruz de São Pedro. Quando este estava para ser crucificado, pediu para que a cruz fosse virada de cabeça para baixo, dizendo: "Não sou digno de morrer como meu mestre Jesus". Porém, esta mesma cruz é mais conhecida por ter sido adotada mais tarde como um dos símbolos satanistas, representando crenças inversas às do cristianismo (estranho, por que todo mundo só se lembra do significado ruim?).


Caveira: simboliza, de forma geral, o caráter transitório e perecível da existência, a morte. Além disso, representa também a igualdade, uma vez que a morte nos torna todos iguais. Não importa a classe social, etnia, religião... nenhum de nós é imortal, e esse símbolo está presente para nos lembrar que todos temos isso em comum.

Um comentário:

  1. Que legal *-*
    Eu gostei do simbolo do satanismo, é criativo na minha opinião.

    Nota: NINGUÉM TIRE CONCLUSÕES PRECIPITADAS COM O MEU COMENTÁRIO ACIMA!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...